sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Funatura e Ecotada eleitas no Conama

As onze entidades ambientalistas que terão assento no Conselho para o mandato 2011/2013 tomam posse em 30 de março. Prazo para recursos vai até 16 de fevereiro.

04/02/2011

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) elegeu nesta sexta-feira (04/02), pelo voto de 270 organizações da sociedade civil de todo o País, dez representantes regionais e o nacional para o mandato 2011/2013. O resultado final será homologado no dia 16 de fevereiro, quando termina o prazo para a interposição de recursos ao pleito, caso ocorram. A posse dos novos conselheiros será no dia 30 de março, durante a primeira reunião plenária do ano.

Os representantes eleitos pelo Centro Oeste foram a Fundação Pró Natureza (Funatura) e a Ecodata. Pela região sul elegeram-se Inga (Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais) e AAr (Associação de Defesa do Meio Ambiente de Araucária). O Nordeste será representado pela Furpa (Fundação Rio Parnaíba e Bioeste), Instituto de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável no Oeste da Bahia. SOS Amazônia e Kanidê (Associação de Defesa Etnoambiental) ganharam pela Região Norte e pela Sudeste foram eleitos o Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental) e Organização Ponto Terra. A representação nacional será da ONG Movimento Verde de Paracatu (Mover).

A apuração dos votos foi na sede Conama, em Brasília, transmitida em tempo real pela Internet e contou com a presença de representantes do MMA e de organizações não-governamentais.

A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Samyra Crespo, abriu a reunião ressaltando o papel dos representantes da sociedade civil no Conselho. "É uma bancada muito importante, com responsabilidades grandes". Ela pediu "entusiasmo e compromisso" no tratamento da pauta do Conama.

"Temos pela frente novos desafios nos próximos dois anos", alertou Samyra. Ela ressaltou o papel da banca ambientalista no Colegiado, chamando a atenção para participação social nas decisões envolvendo o meio ambiente e a sustentabilidade. Segundo ela, o Conama está revitalizado pelo processo eleitoral, que assegura a participação da sociedade civil organizada na execução da política ambiental brasileira. "É uma grande esperança para que tenhamos cada vez mais, em nosso país, as políticas ambientais não só acordadas pelos dirigentes das instituições, mas também pela base da sociedade".

Candidataram-se às eleições do Conselho 31 organizações não governamentais. A eleição teve a participação de mais de 50% das entidades inscritas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas, o CNEA, do Ministério do Meio Ambiente. No total, participaram 270 eleitores, sendo 41 pelo correio e 230 pelo sistema eletrônico. O total de votos brancos e nulos ficou em torno de 10%.

ASCOM/MMA

Um comentário:

Neuma disse...

Precisamos mudar nossas atitudes em relação ao meio ambiente, e cada um de nós pode ajudar o planeta começando em nossos lares a fazer um consumo consciente. Qualquer pessoa pode contribuir para a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos.

Ação:
Para começar a agir é preciso abraçar a idéia de utilizar produtos ecológicamente corretos. Hoje em minha casa nós utilizamos e recomendamos para todos os amigos, colegas e vizinhos os produtos de limpeza Lar Ecológico; uma linha de produtos de cuidados com a casa, roupa e louça que substituem TODOS os produtos de limpeza da sua casa. Produtos de altíssima qualidade com baixo custo, que respeitam o meio ambiente e o seu bolso. Economizam água, tempo e dinheiro.

O Kit Lar Ecológico é composto por 5 produtos anti-alérgicos, que não contém cloro, CFC e Fosfato.

Faço questão de ir em cada casa demonstrar e ensinar como ajudar o planeta limpando suas casas.

Transforme sua casa em um Lar Ecológico, agora!

Neuma de Sousa
+ 55 61 86169665
+ 55 61 78116118
Rádio 55*133*4807

skype: neumadesousa
msn: neuma.rh@gmail.com