domingo, 24 de março de 2013

Secretaria do Meio Ambiente apresenta proposta de criação de parques em Goiás

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás (Semarh), por meio da Superintendência de Unidades de Conservação, convida os órgãos de governo, organizações não governamentais, instituições de pesquisa, entidades de classe, proprietários de terras e a população em geral a participarem das consultas públicas para apresentação e discussão das propostas de criação de três parques estaduais - Parque Estadual São Bartolomeu, Parque Estadual Serra da Prata e Parque Estadual Rio São Félix.
O Estado pretende alcançar as metas do Projeto Cerrado Sustentável Goiás, que integra o Programa Cerrado Sustentável do Governo Federal, com objetivo de promover a conservação da biodiversidade e a adoção de políticas e práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais do Bioma Cerrado, ampliando o Sistema Estadual de Unidades de Conservação, com a criação de unidades de conservação de proteção integral.

Para assessorar a Semarh no cumprimento destas metas, após processo de seleção pública, foi contratada a Fundação Pró-Natureza (Funatura), organização não governamental especializada no processo de criação de unidades de conservação, para elaborar os estudos referentes à geodiversidade, biodiversidade e socioeconomia e indicar áreas para conservação.

O nordeste do estado de Goiás abriga os maiores remanescentes naturais de várias formações únicas do Bioma Cerrado, algumas entre as mais ameaçadas de desaparecimento da natureza. O conjunto dos parques estaduais propostos abrange desde os campos rupestres de altitude, cerrados, cerradões e a mata seca do vale do rio Paranã. Todos esses ecossistemas possuem espécies únicas, exclusivas dos mesmos, algumas ainda sendo descritas pela Ciência. Também abrigam cabeceiras de formadores da bacia do rio Tocantins, cujas águas, ao saírem das unidades, serão utilizadas em atividades agropecuárias ou como atrativos turísticos.

O ponto culminante do estado de Goiás e da região Centro-Oeste, o pico do Pouso Alto, bem como as paisagens encontradas pelos bandeirantes quando da chegada ao Estado ficarão protegidas por esses parques estaduais.

Com a criação destas unidades de conservação, o Governo de Goiás garantirá a proteção de importantes parcelas da biodiversidade e demais atributos naturais do cerrado goiano e proporcionará um benefício para as atuais e futuras gerações.

Além da proteção dos recursos naturais do Estado, a categoria parque ecológico possibilita a expansão e consolidação do turismo de aventura e do ecoturismo como componentes importantes da economia local. A região do nordeste do Estado apresenta alguns dos municípios com maiores carências econômicas e sociais, tornando o turismo ligado à natureza uma opção para agregar novas atividades para as populações humanas.

Cronograma de realização das consultas públicas

Parque Estadual São Bartolomeu – área nos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Nova Roma:
- 23 de abril de 2013 – de 14 às 18h - Nova Roma – Câmara Municipal de Vereadores
- 26 de abril de 2013 – de 14 às 18h - Alto Paraíso de Goiás – Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Parque Estadual Serra da Prata – área no município de Monte Alegre de Goiás:
- 24 de abril de 2013 – de 14 às 18h - Monte Alegre de Goiás – Centro Social de Múltiplo Uso

Parque Estadual Rio São Félix – área no município de Cavalcante
- 25 de abril de 2013 – de 14 às 18h - Cavalcante - Câmara Municipal de Cavalcante


Os documentos referentes à proposta de criação dos parques estaduais estão disponíveis para consulta nos seguintes locais:
- Versão digital: Portal da Funatura - www.funatura.org.br
- Versão impressa: Superintendência de Unidades de Conservação/Gerência de Áreas Protegidas da Semarh – 11ª Avenida, no 1.272, Setor Leste Universitário, Goiânia – Goiás, e nas Prefeituras Municipais.

Qualquer manifestação deve ser enviada até o dia 11 de maio de 2013 para os seguintes endereços:
Correio eletrônico: funatura@gmail.com
identificar o nome do parque no campo “assunto”
Correio:
Fundação Pró-Natureza
Projeto UC Goiás
SCLN 107 bloco B sala 201
CEP 70.743-520 – Brasília, DF

Apoio: Funatura e Prefeituras Municipais de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Nova Roma.